4 Comentários

  1. Otoniel Dias

    E qual seria a melhor solução, deixar de se ter cartões de crédito? Porque, a facilidade e segurança, em compras online por meio dos cartões é muito maior, o que se faz até a necessidade de possuir um hoje.

    Responder

    1. Olá Otoniel! Muito Obrigado por seu comentário, e pertinente dúvida!

      Talvez antes de deixar de ter cartões de crédito deve-se ter a noção de controle financeiro. O cartão de crédito pode sim ser útil, como por exemplo na situação que você mesmo citou, porém é necessário um controle rígido de suas contas a pagar como Luz, Água, Aluguel, Automóvel, Internet, Telefone… e cartão de crédito. Esse controle, se bem feito e sabendo o seu limite de gastos mensais de acordo com seu salário/pró-labore (e se possível um limite que faça sobrar algo para ser investido mensalmente) vai te providenciar conforto, um futuro financeiro mais seguro, além de impedir que os Juros Compostos engulam suas finanças. Ou seja, o problema dos juros compostos quanto ao cartão de crédito é quando não pagamos sua fatura.

      Outra forma que podemos pensar também, e que costumo utilizar bastante é a compra de produtos em sites seguros através de boleto bancário. “Mas se não tenho dinheiro para pagar no ato, pelo boleto?”. Simplesmente não compro, particularmente evito ao máximo a utilização de cartão de crédito e procuro viver uma vida mais frugal, ou seja, um modo de vida mais simples sem gastos em excesso focado na acumulação de patrimônio líquido para que este me proporcione o estilo de vida que almejo. Não sou hipócrita de dizer que nunca utilizei/utilizo cartão de crédito, mas evito ao máximo.

      Abração! E sinta-se à vontade para questionar, criticar/elogiar e fazer parte desta comunidade de Educação Financeira!

      Responder
  2. Natalia Campagnoli

    Realmente quando pegamos exemplos e aplicamos os juros, quase caímos da cadeira!!!!
    Não conseguir pagar a fatura do cartão… pagar o mínimo, é suicídio financeiro!!!!
    Nestes casos, compensaria muito mais efetuar um empréstimo para quitar o cartão?? Acredito que os juros sejam menores! Mais de 400% ao mês é um absurdoooo

    Responder

    1. Olá Natalia, você está certíssima quanto à questão do empréstimo, mas não é qualquer um. Temos um texto a ser publicado que responde perfeitamente sua dúvida, inclusive resolvemos antecipar sua publicação para respondê-la. Será o Post de 10/06/2016. Um grande abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *